segunda-feira, 9 de março de 2015

Corte AA, Corte BB?

No corte de um projeto de arquitetura, é preciso informar todo o tipo de cota vertical, sendo eles altura de bancadas, altura de pilares, pé direito, entre outras alturas para se informar.

Está altura, estará contida no nosso corte. Sendo assim enquanto ainda trabalhamos na planta baixa do projeto é preciso demarcar uma posição para qual vamos olhar, e posteriormente no corte iremos enxerga-la.

Está representação de corte AA é definida a partir de setas no desenho, podemos imaginar elas como um tipo de reta que passa por um prédio, e aponta para um dos lados com sua seta A em ambas as extremidades.

Como podemos ver na imagem, o corte AA e o corte BB, vão nos dar diferentes definições do espaço do banheiro da figura acima

Está imagem demonstra o corte BB da planta baixa a cima.

Enquanto está demonstra o corte AA da planta baixa a cima.

(Thiago Silva)

Referencia:http://www.sitengenharia.com.br/arquiteturacorte.htm

segunda-feira, 2 de março de 2015

Afinal, o que é um corte?

Cortes são representações de vistas ortográficas seccionais do tipo "corte", obtidas quando passamos por uma construção um plano de corte e projeção vertical, normalmente paralelo às paredes, e retiramos a parte frontal, mais um conjunto de informações escritas que o complementam.

Os cortes são elaborados para o esclarecimento de detalhes internos de elementos que se desenvolvem em altura, e que, por conseqüência, não são devidamente esclarecidos em planta baixa. Normalmente se faz no mínimo dois cortes, um transversal e outro longitudinal ao objeto cortado, para melhor entendimento

A orientação dos cortes é feita na direção dos extremos mais significantes do espaço cortado. O sentido de visualização dos cortes deve ser indicado em planta, bem como a sua localização.
 Veja o Exemplo:
(Lucas Macedo)
Referência: http://www.ceap.br/material/MAT2711201225602.pdf